domingo, 14 de junho de 2009

Jornal Porta da Esperança


Caridade na Quinta do Conde
Paróquia da Quinta do Conde com um grupo de apoio alimentar e de saúde.

“Encontra a Esperança”, foi o nome atribuído ao grupo que combina o Sócio-Caritativo com 15 voluntários e a Pastoral da Saúde com 11.

São, no total 26 pessoas que vão contribuir com o seu trabalho e solidariedade aos mais necessitados de toda a paróquia da Quinta do Conde.

Esta iniciativa surgiu na perspectiva de existir da parte da comunidade uma entreajuda aos mais atingidos pela crise, aos doentes e idosos que necessitam de cuidados básicos, uma vez que o nosso pároco chegando à paróquia, encontrou o Sócio-Caritativo encerrado e com muitos pedidos
de ajuda.

Em diálogo com responsáveis, ficou decidido iniciar de novo este grupo, mas com uma nova perspectiva;

Criar a Pastoral da Saúde e dar formação a todos os voluntários para prestar um melhor serviço, saber lidar com situações mais complexas e delicadas, e cumprir o dever de sigilo.

O Sócio Caritativo conseguiu a concepção do Banco Alimentar Contra a Fome, e tem conseguido dar resposta aos pedidos dos mais carenciados.

Iniciou a sua actividade ainda antes de terminar a formação, pois as situações de ajuda urgente eram tais que assim foi necessário.

Segundo os dados de Maio, estavam previstas cerca de 70 famílias, e já estão a ser apoiadas mais de 90, ultrapassando em 30% as previstas, excedendo as expectativas.

O Grupo da Pastoral da Saúde iniciará agora a sua actividade, que consiste em prestar alguns serviços ao domicilio.

São muitos os idosos e doentes que se encontram sozinhos, e necessitam de ajuda. Essa ajuda pode ser companhia, limpeza da casa, conforto, carinho entre outros serviços.

Foi também disponibilizado um espaço na igreja da Boa Água para servir refeições confeccionadas concedidas por churrasqueiras e pastelarias, a casos mais complicados.

Este grupo terminou a formação com um compromisso que foi celebrado na igreja Nossa Senhora da Esperança, e espera iniciar em breve uma nova formação com mais voluntários.


In Jornal Porta da Esperança, página 5, Junho 2009, Grupo de Jovens - Esperança

0 comentários:

Enviar um comentário