O Grupo Encontra a Esperança, nomeadamente o grupo Sócio-Caritativo, vem apresentar-vos as várias novidades ocorridas e a explicação da nossa ausência a nível de publicação no nosso/vosso cantinho virtual.
Aquando da visita pastoral do Sr. Bispo D. Gilberto, deu-nos a sugestão de participarmos nas várias formações disponibilizadas pela Cáritas de Setúbal, a fim de enriquecermo-nos como voluntários e obter um maior know na nossa área de intervenção, que são as famílias carenciadas da comunidade.
A nossa primeira participação realizou-se no dia no dia 13 de Dezembro de 2009 na Paróquia de Santa Maria do Barreiro no Encontro Diocesano dos Agentes da Acção Social e Caritativa. O tema em debate foi “UM POVO de SACERDOTES ao SERVIÇO dos POBRES e dos EXCLUÍDOS na IGREJA de SETÚBAL” onde teve como oradores o conceituado professor e economista Prof. Doutor João César das Neves, na parte da manhã, onde nos falou sobre “O sacerdócio comum dos fiéis — Como o viver no serviço ao mundo?”. Os vários grupos participantes demonstraram bastante interesse pela forma de como foram apresentados os seus testemunhos, muitas das vezes despertou gargalhadas ao longo da plateia. Seguiu-se a missa, e na parte da parte continuou a sessão com o tema "O Sacerdócio Ministerial ao serviço do sacerdócio Comum” onde marcaram presença vários oradores, de distintas áreas de intervenção, que nos apresentaram os seus vários testemunhos e passamos a citar os seus nomes:
- Pe. Valentim Gonçalves (Pároco do Prior Velho);
- Pe João Gonçalves (Coordenador Nacional da Pastoral dos Reclusos);
- Pe Mário Silva (Director do CEPAC – Migrantes);
- Pe. José Álvaro da Silva Lavarinhas (Ir. de São João de Deus - Saúde Mental).
A nível geral foi enriquecedor para todos os elementos do grupo e esperamos pelos próximos convites.
Para mais informações sugerimos a consulta do site da Caritas em http://www.caritas.pt/setubal/noticia.asp?caritaid=18¬iciaid=2786.
Ao longo do mês de Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010, tem existido vários contactos e reuniões com o objectivo de possíveis parcerias em prol das famílias mais carenciadas da nossa comunidade Quinta Condense. De onde destacamos nomeadamente com a Divisão de Habitação, Acção Social e Saúde (DHASS – da Câmara Municipal de Sesimbra), com a Liga Operária Católica/Movimento Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da Quinta do Conde e o supermercado Pingo Doce (da Quinta do Conde).
Quais as suas funções e a forma de parceria para connosco?
Divisão de Habitação, Acção Social e Saúde (DHASS)
Está integrada no Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Sesimbra, constituído em Junho de 2004, é um órgão de âmbito concelhio que fomenta a participação efectiva e dinâmica dos parceiros sociais, concertando e congregando esforços, e tem como finalidade atenuar a pobreza e exclusão social numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social local.
O CLAS de Sesimbra conta actualmente com 63 entidades (onde estamos incluídos), públicas e privadas, com intervenção social no concelho e é presidido pelo presidente da Câmara de Sesimbra ou pelo vereador com competências delegadas. Funciona na modalidade de Plenário, estrutura de carácter deliberativo, e de Núcleo Executivo, estrutura com funções técnicas operativas.
No mês da celebração do nascimento do nosso menino Jesus, a DHASS, deu-nos vales de compras a distribuir pelos vários utentes, onde estes os trocaram nos vários estabelecimentos comerciais associados/parceiros. Para a miudagem, e como era época de Natal, foram oferecidos pólos, bonés, canetas, porta-chaves... Esperamos que esta parceria continue, pelo menos neste mês de Janeiro de 2010 já foram novamente distribuídos vales e como é bom ver os sorrisos nos lábios dos nossos amiguinhos.
Liga Operária Católica/Movimento Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC)
1. A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos – LOC/MTC, é um Movimento especializado da Acção Católica que, pela vivência e pelo seu testemunho da novidade da mensagem cristã, no seio dos trabalhadores, com as suas organizações e no respeito pela sua autonomia se situa na dinâmica da vida operária, participando na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a sua promoção colectiva.
2. A LOC/MTC, cujo fim é essencialmente apostólico, participa na construção da Igreja, sobretudo no mundo do trabalho, pelo anúncio explícito da Boa Nova de Jesus Cristo, pela Santificação dos seus militantes, pela formação das consciências de acordo com os critérios dos Evangelho, procurando em toda a sua acção descobrir e celebrar o mistério de Jesus Cristo presente na vida dos trabalhadores e informar de espírito evangélico o meio operário.
3. A LOC/MTC participa na construção de uma sociedade nova pela crítica e denúncia dos erros da sociedade actual, iluminando com o espírito do Evangelho as realidades concretas vividas pelos trabalhadores, assumindo e desenvolvendo na sua acção os valores que antecipam anunciam e criam as condições dessa sociedade nova.
4. Movimento de Trabalhadores Cristãos e por eles dirigido, a LOC/MTC actua a seu modo, em cooperação directa com a Hierarquia para a realização, no meio operário, do fim apostólico geral da Igreja (cf., A.A. n.º20).
A parceria com a LOC/MTC, para já, é a nível de formação e momentos lúdico-desportivos para os vários utentes. Na nossa opinião, a entrega de cabazes (provenientes do Banco Alimentar de Setúbal) e a distribuição diária de refeições quentes (provenientes dos vários estabelecimentos comerciais) era o ponto de partida da nossa missão, mas claro não é suficiente. O que pretendemos com o grupo Sócio-Caritativo, é garantirmos uma melhor qualidade de vida, integração no mundo do trabalho, uma vida dita normal. Para isso seria necessário darmos um “empurrão”, uma lufada de ar fresco às suas vidas e surgiu a necessidade de iniciarmos esta parceria, onde a LOC/MTC irá ter um papel fundamental na formação aos utentes. As várias famílias já foram notificadas nesse sentido, a nível geral, foi aceite e de bom agrado. A primeira formação irá iniciar no dia 02 de Fevereiro de 2010, mas relativamente aos temas e conteúdos programáticos iremos publicá-los brevemente.
Supermercado Pingo Doce
As funções desempenhadas pelo supermercado já são do conhecimento geral e que não há a necessidade de fazermos referência ao mesmo. O mais importante, neste caso, é indicar qual é a sua acção perante nós. A administração do Pingo Doce mudou a sua definição estratégica/política da empresa, ou seja, neste momento tem um serviço de Take Away e tal como já acontece com os vários estabelecimentos comerciais parceiros, as refeições não vendidas nesse dia pelo Pingo Doce são dadas a nós e por sua vez são distribuídas diariamente aos utentes, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança. Além das refeições quentes, também são dadas verduras, fruta, iogurtes, bolos, etc., etc. …
Para finalizamos, só queremos o bem-estar dos “nossos” utentes, dar-lhes asas para voarem sozinhos, sim nós não pretendemos que eles continuem a receber cabazes e refeições para o resto das suas vidas… queremos que voem mais alto, terem uma vida digna e que num futuro próximo possamos dizer, louvado sejas Deus, valeu a pena toda a nossa dedicação e empenho diário…
O Grupo.
0 comentários:
Enviar um comentário