No programa, foi falado que o Sr. Pe. Júlio Ferreira Vale nasceu a 27 de Abril de 1947 em Fonte da Bica - Rio Maior – e que foi o nono filho de João Ferreira do Vale e Vitalina da Conceição Ferreira, ao qual o Sr. Padre disse em forma de graça que eram quase uma equipa de futebol...
Fez uma breve descrição da sua vida até se tornar padre, que foi tropa e trabalhou como serralheiro Civil na Lisnave. Mas sempre muito ligado com a igreja, sendo a sua educação desde pequeno. Esteve inserido activamente na comunidade paroquial de Corroios. Mas foi na Paróquia da Cova da Piedade que despertou a sua vocação. Em Outubro de 1984 ingressa no Seminário de S. José de Caparide (Estoril). Nos anos de 1986 e 1987 frequenta o Seminário de Almada seguindo posteriormente para o Seminário de Lamego até 1992. Em Novembro de 1991 é ordenado Diácono e posteriormente, a 28 de Junho de 1992, D. Manuel Martins ordena-o Presbítero na Sé Catedral de Setúbal.
A 5 de Julho de 1992 celebra "Missa Nova" na paróquia da Cova da Piedade, para a qual foi nomeado Vigário Paroquial.
D. Manuel Martins, 1º Bispo de Setúbal, convidou-o a integrar o Conselho Presbiteral.
Devido a doença prolongada do pároco de Corroios, Pe. Norberto Lino, em Novembro de 1996, o Bispo de Setúbal nomeia-o Administrador Paroquial de Corroios. Um ano depois é nomeado pároco, com a responsabilidade pastoral das comunidades de Miratejo e Vale de Milhaços, tendo "tomado posse" da paróquia um mês depois numa celebração eucarística presidida por D. Manuel Martins e concelebrada pelo Pe. Júlio, Pe. Lino, Pe. Piodécimo Fantinato (Vígário Forâneo do Seixal) e muitos outros sacerdotes.
Por votação dos sacerdotes que compõe a Vigararia do Seixal o Pe. Júlio foi eleito, em 20 de Junho de 2000, Vigário Forâneo do Seixal para o triénio 2000-2003.
No ano de 2008, veio para a Paróquia da Quinta do Conde, onde reactivou o grupo de voluntariado, colmatando assim uma lacuna na nossa comunidade…
Queremos agradecer à senhora Fátima Paulo (da paróquia Corroios, pela disponibilização das fotos e o testemunho enviado para o nosso email:
“Amigos, acabei de assistir ao programa Tardes da Júlia, e como devem calcular gostei muito de ver e ouvir o Pe. Júlio, ao ponto de ficar "com uma lágrima no canto do olho", pela saudade que ficou na sua transferência. Agradeço a Deus por nos ter dado este santo sacerdote. Oxalá que ele tenha tocado alguns corações, pois foi com ele que eu aprendi a crescer na Fé, a amar mais Jesus e a servir os irmãos.
Um abraço e obrigado por tratarem do Pe. Júlio como ele merece: - Muuiiito bem.“
2 comentários:
Parabéns pelo v/blog. Acredito que o Pe.julio deve ter gostado da surpresa que lhe fizeram. Ele merece. Penso que só há uma correcção a fazer: é que o nosso querido padre despertou para a sua vocação na paroquia da cova da Piedade. Em Corroios já foi colocado como presbítero.
Tal como vós tambem estou na nossa Associação "Servir o Sorriso"-distrib.comidas quentes. e já aproveitei uma dica que é ir ao Pingo Doce da nossa área. Espero que eles colaborem. Obg.Bom trabalho. Se tudo o que fizermos for para glória do Senhor, de certeza dá frutos. Um abraço em Cristo.
Fatima Paulo
Bom dia Fátima,
Queremos agradecer a rectificação e já foi feita a devida alteração.
Também ficamos felizes que a leitura do nosso blog já despertou alguma ideia de parceria para o vosso grupo. Porque não a troca de ideas?
Os melhores cumprimentos,
O grupo.
Enviar um comentário